DICA:
Aparelho de Estética - Vácuo Endermo (Vacuoterapia)
A vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que pode ser utilizada nos tratamentos faciais e corporais clássicos, assim como, no pré e no pós-operatório. O uso da vacuoterapia na estética pode e deve ser associado a outros procedimentos, isso aperfeiçoa o resultado final do tratamento. Essa otimização é comprovada, por exemplo, com a utilização da vacuoterapia após o uso do ultra-som e do Manthus, nos tratamentos de fibro-edema-ginóide (celulite).
A vacuoterapia é também uma das formas de tratamento para a celulite. Esta terapia baseia-se no uso de ventosas que sugam uma parte da pele a ser tratada, e através de manobras especificas deslizam sob toda a área, promovendo a liberação de toxinas.
Ocorre ainda um aumento do fluxo sanguíneo e linfático que melhoram a nutrição das células promovendo a criação de novos pequenos vasos sanguíneos, tendo efeito tonificante e reafirmante devido ao aumento da produção de células de colágeno e elastina, que sustentam a pele.
Segundo os especialistas, a vacuoterapia quando bem utilizada pode diminuir o grau da celulite e melhorar o aspecto da mesma, mas como em todas as formas de tratamento para a celulite este tratamento também não consegue eliminá-la a 100%.
A fisioterapeuta aplica a sucção sobre a parte do corpo a ser tratada, deslizando-a na pele do paciente em direção à circulação linfática. A sucção a vácuo proporciona a sensação de uma massagem forte.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO APARELHO DE ESTÉTICA VÁCUO ENDERMO:
O Vácuo Endermo é um aparelho de eletro sucção que provoca uma pressão negativa cuja intensidade varia de 0 a 600 mm/Hg. Esta força de sucção (vácuo) pode ser controlada pelo profissional através da válvula de regulagem da sucção, dessa forma, o vácuo se adequa ao objetivo final do tratamento e às condições do tecido tratado.
BENEFÍCIOS APARELHO DE ESTÉTICA VÁCUO ENDERMO:
Esfoliação e tonificação celular na epiderme; Na derme, desfibrosagem e modificação da viscosidade (melhora do aspecto de casca de laranja); Estimulação da lipólise no tecido subcutâneo (hipoderme); Aumento do aporte sanguíneo; melhor oferta de O2 e nutrição celular; Aumento da eliminação de resíduos tóxicos; Recuperação, manutenção ou melhora da função linfática; auxílio na redução de edemas e hematomas; Estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina; Remoção de infiltrados subcutâneos, líquidos intersticiais e nódulos hipodérmicos; Melhora das trocas circulatórias; Revascularização superficial e tonificação vascular; Equilíbrio entre a liberação e absorção de líquidos corporais; Melhora do contorno corporal; Melhora da elasticidade cutânea; Melhor nutrição muscular e tissular; Reorganização da camada adiposa; Atenuação de rugas e melhora do aspecto de cicatrizes, recentes ou não.
INDICAÇÕES DOAPARELHO DE ESTÉTICA VÁCUO ENDERMO:
Recurso de auxiliar nos diversos tratamentos faciais e corporais; Revitalização cutânea; Drenagem linfática facial; Drenagem linfática corporal; Pré e pós-operatório imediato; Linfoedema; Liberação da aderência cicatricial; Lipodistrofia e fibroses; Preparação da musculatura para eletroestimulação.
CONTRAINDICAÇÕES DO APARELHO DE ESTÉTICA VÁCUO ENDERMO
Hipertensão; Afecções cutâneas; Neoplasias (tumores); Hérnias;Doenças vasculares - veias varicosas, fragilidade capilar; Flebites e coágulos de sangue; Reumatismo inflamatório; Doenças infecciosas evolutivas.
CUIDADOS
· Não realizar no primeiro trimestre de gestação;
· Não estimular sobre os seios carotídeos;
· Fotossensibilidade cutânea;
· Zona umbilical e inguinal.
Pode-se fazer o tratamento de estrias, rugas, Rejuvenescimento facial, Pele oleosa, Acne facial, Cicatriz de acne, Manchas na pele, Sardas, Pequenas rugas, Poros dilatados, Estrias, Queloides.