segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

DICA: ACNE









Tratamento para acne: conhecida também por espinha, é uma dermatose crônica, apesar de ser mais comum em adolescentes, não se limita a apenas essa etapa da vida. É caracterizada por lesões inflamatórias, principalmente na face, podendo ocorrer também nos ombros e porção superior do tronco. A doença é causada por inúmeros fatores como genéticos, hormonais, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular, colonização bacteriana e liberação de mediadores inflamatórios da pele.

Quando essas glândulas produzem óleo em excesso, os poros acabam ficando bloqueados.

Acumulam-se na pele, então, os resíduos causados por fatores externos, bactérias e células inflamatórias, formando uma obstrução denominada comedão. Esse, quando em coloração branca, é chamado de espinha, e quanto preto é chamado de cravo. Caso ocorra o seu rompimento, o material dentro do comedão gera inchaços e saliências vermelhas.


Classifica-se como:

-Primárias são causadas pela predisposição genética com a colaboração da produção inicial dos hormônios, na adolescência.

-Secundária aparece devido ao uso de corticosteroides e vitaminas e pela utilização inapropriada de cosméticos. Alterações hormonais androgênicas podem ocasionar quadros graves.


Manifestação e graus das acnes são elas:

Grau I - Acne Comedônica: Predomínio de comedões. Algumas pápulas e raras pústulas não alteram o grau.

Grau II- Acne Pápulo-Pustulosa: Presença de comedões, pápulas inflamadas e pústulas com sinais inflamatórios.

Grau III- Acne Nódulo-Cística: Presença de comedões, pápulas, pústulas e cistos formados pela ruptura da parede do folículo com sinais inflamatórios.

Grau IV- Acne Conglobata: Predomínio de lesões nódulos-císticas e nódulos purulentos, em grau bastante avançado e com formação de abscessos e fístulas.

Grau V- Acne Fulminante: Surge repentinamente acompanhada de sintomas sistêmicos (febre, leucocitose, artralgia e queda do estado geral).


Tratamento para acne são:

Depende muito do grau em que ela se encontra. Pode ser tópico, sistêmico, terapia combinada, isotretinoína oral, corticoides orais, tratamento hormonal ou terapia fotodinâmica.


Tratamento tópico para acne:

Indicado para o grau I e II objetivando a remoção do excesso de sebo da pele. Tem como subclassificação: agentes queratolíticos que agem sobre o comedão e antibióticos que agem sobre a bactéria Propionibacterium acnes.

Entre os queratolíticos, ressaltam-se os sabonetes, tanto líquidos quanto em espuma ou barra, loções e soluções de limpeza. O grupo mais potente desses agentes são os retinóides, pois eles levam à expulsão dos comedões e inibem a sua regeneração. É indicado para todos os tipos de acne. Há também os antimicrobianos, utilizados principalmente em casos de acne inflamatória no grau I e II.

Ocupando a classificação dos antibióticos encontram-se os de uso tópico, que reduzem a inflamação e colonização do Propionibacterium acnes.


-Tratamento sistêmico da acne:

São utilizados antibióticos orais indicados no grau III, quando o tratamento tópico não obteve o resultado esperado. Os sistêmicos atuam de forma mais rápida e efetiva na supressão do crescimento do Propionibacterium acnes e da inflamação. Sempre que possível, devem ser associados a um retinóide tópico para ter mais eficácia.

Obs.:Indicação médica.

Nossa pele contém diversas impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir, tais como espinhas, cravos e miliuns (bolinhas de sebo sob a pele).

Para ficar livre deles, só com uma boa limpeza de pele que também recupera o brilho e a viscosidade.

Caso queira iniciar um tratamento estético facialmais profundo, indicamos antes realizar uma limpeza de pele. A técnica utilizada baseia-se no biotipo cutâneo, de acordo com as características individuais.

Deve-se observar a ficha de avaliação prévia do cliente para selecionar os cosméticos adequados e definir a prioridade na limpeza de pele, como extração de lesões acneicas, por exemplo. Após a análise iniciam-se os procedimentos na seguinte ordem:





1- Higienização: aplica-se demaquilante nas áreas dos olhos e da boca (mulheres), sabonete ou loção de limpeza com movimentos circulares em toda a face, e, em seguida, retirar com algodão e água. Por meio desse procedimento, são retiradas as sujidades e a oleosidade excessiva da pele.

2- Esfoliação: aplica-se o esfoliante na face, com movimentos circulares, e retirar com algodão e água. Há a remoção de células mortas. A escolha do esfoliante, mais ou menos abrasivo, depende do biotipo cutâneo. Quanto maior a abrasão, maior o afinamento da pele. Existem esfoliantes físicos que, por meio de grânulos e movimentos circulares, realizam a remoção. Os esfoliante químicos utilizam substâncias ácidas e os mecânicos fazem a remoção e o afinamento por meio de dermoabrasão, laser etc. A técnica de gomagem também é utilizada em uma limpeza de pele, caso a pele do cliente seja sensível. Trata-se da aplicação de uma goma vegetal, cuja retirada se dá por meio de movimentos de fricção. Os resíduos restantes são retirados com água.

3- Tonificação: existem diversos tipos de tônico facial - produto utilizado para equilibrar o pH cutâneo: adistringentes, calmantes, nutritivos, antissépticos, hidratantes, entre outros. A escolha do tônico varia de acordo com o objetivo do procedimento. Sua aplicação é realizada com algodão embebido.

4- Emoliência: utiliza-se creme ou loção emoliente, a fim de facilitar a extração. É associada ao vapor por aproximadamente 15 minutos. O vapor tem duas funções: bactericida (ozônio) que muito auxilia no processo de desinfecção da pele reduzindo a flora bacteriana contaminante na pele acneica e aquecimento que gera amolecimento dos comedões, abertura dos poros e melhora da nutrição tecidual.





5- Extração: realiza-se a extração manual de cravos, espinhas e milium. O procedimento da extração é feito em aproximadamente 30 minutos, pois não podemos agredir muito a pele.

6- Alta frequência: é utilizada após a extração, por conta do seu efeito bactericida, descongestionante e cicatrizante.

7- Massagem: A massagem mais indicada após a extração é a drenagem línfatica manual, pois apresenta efeito descongestionante.




8- Máscara: utiliza-se mácara calmante, descongestionante ou secativa.

9- Finalização: após a retirada da máscara facial, aplica-se o protetor solar

Acne

Cuidado após tratamento

Não se expor ao sol nas 48 horas subsequentes e aplicar filtro solar com fator 30, no mínimo. Também deve ser evitado cosméticos que contenham ácidos em sua composição, pois a pele está sensível demais e eles podem causar manchas. Evitar cremes oleosos, pois podem entupir os poros. Podemos sugeri kit para continuação tratamento em casa.

OBS.: A frequência da limpeza depende dos tipos de pele: Peles com espinhas: precisa do tratamento uma vez por mês.

-Pele oleosa: sugerimos uma vez a cada 45 dias e cuidados domésticos para evitar cravos e espinhas. Peles normais: sugerimos uma limpeza a cada 2 meses ou até com um espaço menor, depende da estação do ano.


OBS: Esse tratamento eu realizo, ligue e marque uma avaliação sem compromisso.