DICA:
A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Apresenta duas camadas: a epiderme e a derme. A pele é um órgão muito mais complexo do que aparenta. A sua função principal é a proteção do organismo das ameaças externas físicas. No entanto, ela tem também funções imunitárias, é o principal órgão da regulação do calor, protegendo contra a desidratação. Tem também funções nervosas, constituindo o sentido do tato e metabólicas, como a produção da vitamina D. Ficar apertando comedos (cravos) e espinhas e regiões com inflamações no rosto é regra proibida, a solução adequada é fazer o procedimento de Limpeza de pele por um profissional capacitado como o Fisioterapeuta dermato-funcional ou Esteticista.
A Limpeza de Pele é um procedimento que tem como objetivo fazer uma limpeza profunda da pele, retirando todas as impurezas, cravos, miliuns, de forma segura e seguindo uma série de etapas específicas para realização do procedimento.
A limpeza de pele profunda facial remove todas as impurezas do rosto, cravos e pontinhos pretos, espinhas e comedões. Frequentemente o rosto está mais exposto que outras partes do corpo à fumaça, poeira, vento, sujeira do ar, etc. A importância de limpar o rosto diariamente diminui os problemas na pele, deixando com uma aparência mais uniforme e limpa, porém sabemos que mesmo que a limpeza superficial seja feita em casa, deve-se utilizar um produto especifico para cda tipo de pele e a mesma serve como prevenção.
Todos podem fazer a limpeza de pele, mas cada tipo de pele necessita de uma atenção maior ou menor. Se você tem muita acne ou algum problema de pele, o ideal é visitar seu dermatologista e perguntar para ele se você pode ou não fazer esse procedimento.
Geralmente a limpeza de pele é realizada entre 1 hora e 30 minutos. Dependendo do estado da pele e do tratamento proposto, a limpeza pode ser feita semanalmente, a cada 15 dias, mensal ou a cada dois meses. Tudo depende do seu tipo de pele e dos cuidados que você tem com ela. Geralmente a limpeza de pele é feita uma vez por mês, mas se sua pele for normal ou seca e quase não acumula cravos, esse intervalo pode ser maior. As peles oleosas e mistas, por causa do excesso de oleosidade tendem a acumular mais cravos, miliuns e tem tendência a acne, e nesse caso necessitam de uma atenção maior e limpezas mensais.
Ao acúmulo de impurezas na pele pode contribuir como: Poluição, cosmético inadequados, acúmulo de maquiagem.
São realizada, primeiramente é realizada uma avaliação da sua pele detalhada para saber quais produtos são indicados para o seu tipo de pele, pois cada um necessita de um tratamento específico, por isso a importância de você fazer esse procedimento com um profissional especializado. Após essa avaliação a limpeza começa seguindo as etapas abaixo:
* Higienização profunda – para limpar bem todos os residuos e impurezas;
* Esfoliação – para retirada das células mortas;
* Tonificar a pele de acordo com seu tipo de pele;
* Bandagens com emolientes para amolecer os cravos;
* Vapor de ozônio para dilatar os poros e facilitar a retirada dos cravos;
* Extração dos cravos de forma manual ou através de sucção;
* Utilização do aparelho de alta-frequência que ajuda a cicatrizar e cauterizar os poros, além de ser bactericida que evita possíveis infecções;
* Tonificar a pele de acordo com seu tipo de pele;
* Aplicação de uma máscara facial calmante e hidratante para recuperar a pele;
Pode-se realizar uma massagem ou drenagem linfática facial para relaxar a pele e eliminar toxinas.
* Finaliza-se o procedimento com aplicação de filtro solar específico para o tipo de pele.
O resultado de uma limpeza de pele consegue retirar os cravos e desobstruir os poros sem agressões, remove as células mortas, previne o aparecimento de novos cravos, controla a oleosidade e deixa a pele preparada para absorver melhor os princípios ativos dos tratamentos cosméticos, deixando sua pele muito mais bonita, mais jovem, viçosa e com aparência saudável.
Contra indicação: É importante saber se o cliente está fazendo uso de algum produto ácido. Caso use algum medicamento mais severo ou possua rosácea – doença inflamatória comum da pele que causa vermelhidão facial – deve informar ao especialista antes do tratamento. A contra indicação é feita quando existem lesões na pele, que devem ser tratadas antes da limpeza.
Existem tratamentos diferenciados para cada tipo de pele como: Masculino é diferente do oferecido a mulhercada pele deverá ser tratada de maneira diferente, por isso é importante classificar sua pele e sua esteticista saber tratar todos os diferentes tipos de pele.
Os homens têm na face glândulas sebáceas em maior número, volume e sensibilidade maior à testosterona do que as mulheres. Dessa forma, a produção de sebo nos homens é em média 2 vezes maior que nas mulheres. A maior produção de sebo resulta em uma pele mais oleosa com presença de poros dilatados, comedões e acne de maior duração nos homens. A limpeza nas mulheres tem que ser somente mais delicada que no homem e usarmos alguns produtos diferentes também.