DICA:
Na drenagem linfática se inicia sempre pela abertura dos ductos linfáticos, nos seus pontos principais, com bombeamentos e pressões suaves e controladas, abrindo suas válvulas e ductos, permitindo que a linfa seja permeada.
Deve-se ir executando de proximal para distal, as manobras em ritmo lento, pausando e repetitivo, em respeito ao mecanismo de transporte de linfa. Este movimento não deve ser desagradável e jamais provocar dor, em que a pressão da mão sobre o corpo deve ser leve para não produzir colapso linfático. Uma drenagem linfática bem feita, sobre um tecido edemaciado, apresenta resultados imediatos e visíveis a olho nu, pelas diferenças de redução dos inchaço na região que está sendo drenada.
Hoje, felizmente, já existem profissionais altamente especializados, treinados e com uma pressão suave e correta sobre os caminhos linfáticos, e cada dia mais a drenagem linfática vem se tornando uma das técnicas mais procuradas e indicadas.
Indicações no pós-cirúrgico, com manobras específicas, muitas vezes seguindo o trajeto "reverso", após a secção dos vasos linfáticos, ainda em processo cicatricial. Nesta técnica geralmente são usados cremes específicos (com arnica e outras substâncias ativas anti-inflamatórias), também para não forçar na cicatriz e deslizar melhor sobre a pele. As indicações da drenagem linfática são muitas, uma delas são desintoxicação e a oxigenação dos tecidos, com drenagem dos resíduos metabólicos das células nos líquidos intersticiais, distribuição dos hormônios, aumentando também a quantidade dos líquidos excretados através do trato gastrointestinal. Enfim, uma drenagem linfática tem também sua indicação para a melhora da celulite edematosa, das estases provocadas pela pressão das gorduras, obesidade e consequentemente retenção de líquidos (não distendendo os tecidos, previne a formação de estrias), e reduz a pressão sobre as varizes e varicoses, as dores nas pernas, cansaço e o peso.
Contra-indicações como no caso de tromboses venosa profunda e câncer. Por isso é sempre obrigatório a ida ao medico em caso de suspeita de um dos problemas antes de iniciar um tratamento com drenagem. Além das contra-indicações absolutas, há também as relativas, que consistem em pessoas com hipertensão arterial. Nesse caso, a doença deve estar controlada para receber a drenagem, e pessoas cardíacas também devem estar em acompanhamento medico.
Benefícios da drenagem linfática
Redução de edema
Redução de celulite
Melhora da circulação sanguínea
Melhora da sensação de “cansaço” em membros inferiores
Melhora do sistema imunológico
Faço atendimento à domicilio.