PÉ DE ATLETA (FRIEIRA)
Frieira é a mais comum infecção de pele por fungos. Caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas e rachaduras especialmente na pele entre os dedos dos pés e muita coceira e ardor na região afetada.
Frieira é mais prevalente em homens do que em mulheres e mais comum em climas quentes e úmidos do que nos frios.
Causas: O fungo Tricophyton causador da frieira pode atacar a pele de várias partes do corpo provocando manchas vermelhas e arredondadas e com descamação que coçam. Se aparecem no couro cabeludo, podem provocar queda de cabelo e manchas que descamam.
Na virilha, é conhecida como “coceira de jóquei”, provocando coceira e inchaço. Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida no local. Algumas vezes, infecções bacterianas secundárias podem complicar o quadro.
Frieiras são transmitidas facilmente por contato direto com a pessoa infectada ou com superfícies contaminadas como pisos de banheiros e vestiários, praias e piscinas.
Recomendações
* Grande parte dos casos de frieiras podem ser evitados ou tratados com algumas medidas básicas de higiene:
* Enxugue bem os pés, especialmente entre os dedos, depois de lavá-los. Use, se necessário, um secador de cabelo ou outra toalha limpa e seca. Em certos casos, colocar algodão entre os dedos dos pés ajuda a mantê-los secos. Esse algodão deve ser trocado com frequência;
* Não use meias de tecido sintético que não absorvem o suor e mantêm a pele úmida;
* Troque as meias frequentemente, deixando os pés tomarem um pouco de ar durante a troca;
* Evite usar tênis muito fechados e com pouca ventilação que aumentam a sudorese nos pés;
* Use calçados bem ventilados. Se possível, use sandálias ou calçados com abertura para os dedos;
* Calce chinelos quando for utilizar banheiros e vestiários de clubes ou escolas para não se reinfectar nem passar a infecção para outros;
* Observe as unhas dos dedos dos pés. Se estiverem grossas, esbranquiçadas ou descoloridas, podem ter sido infectadas pelo fungo o que requer cuidados médicos especiais;
* Não aplique talcos ou cremes antifúngicos por conta própria. Alguns desses produtos não surtem o efeito que prometem. Procure um dermatologista para orientar o tratamento.
LER MAIS
O tratamento do pé de atleta, também conhecido como frieira, pode ser feito compomadas antifúngicas. As pomadas com terbinafina ou naftifina são as que apresentam melhores resultados.
Outras pomadas indicadas são aquelas com cetoconazol, miconazol, cotrimazol ou butenafina. O medicamento deve ser aplicado uma ou duas vezes ao dia, durante 4 semanas.
Outras pomadas indicadas são aquelas com cetoconazol, miconazol, cotrimazol ou butenafina. O medicamento deve ser aplicado uma ou duas vezes ao dia, durante 4 semanas.
Os antifúngicos via oral são indicados para tratar pés de atleta mais extensos ou resistentes às pomadas. Os medicamentos mais eficazes são a terbinafina,itraconazol ou fluconazol. Nestes casos o tratamento pode durar de uma a seis semanas.
Tratamento Caseiro para Pé de Atleta (Frieira)
- Alho: Mergulhar os pés numa bacia com água morna, um pouco de álcool e alguns dentes de alho esmagados. Deixar os pés imersos por alguns minutos. Isso alivia a coceira e o ardor entre os dedos; Um outro método consiste em esmagar vários dentes de alho em azeite e deixar repousar durante 1 a 3 dias. Aplicar a solução entre os dedos com um algodão uma ou duas vezes por dia;
- Gengibre: Colocar raiz de gengibre esmagada em água fervente e deixar ferver por 20 minutos. Deixar esfriar e aplicar diretamente sobre as áreas afetadas com um algodão, duas vezes por dia;
- Alcaçuz: Ferver ervas secas de alcaçuz ou alcaçuz picado, esperar esfriar e aplicar sobre o pé-de-atleta com um algodão;
- Camomila: Espalhar óleo de camomila sobre a região afetada. Se causar algum tipo irritação na pele, interromper o uso.
O pé de atleta (frieira) é uma infecção de pele provocada por fungos ( micose)muito comum. O seus sintomas aparecem na forma bolhas e rachaduras na pele entre os dedos do pé, causando muita coceira e ardor. O pé de atleta pode ser facilmente transmitido pelo contato direto com uma pessoa infectada ou com superfícies contaminadas como pisos de banheiros, vestiários, praias e piscinas.
Lembrete como prevenir:
Alguns cuidados no dia a dia ajudam no tratamento do pé de atleta, além de prevenir o seu aparecimento:
- Enxugar bem os pés, principalmente entre os dedos;
- Não usar meias de tecido sintético;
- Trocar as meias com frequência deixando os pés arejarem entre as trocas;
- Evitar usar tênis com pouca ventilação;
- Usar calçados bem ventilados, de preferência sandálias;
- Calçar chinelos em banheiros e vestiários;
- Observar se as unhas dos pés estão grossas ou esbranquiçadas. Se estiverem, podem ter sido infectadas pelo fungo e requerem cuidados médicos.