segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

DICA: Gravidez/Fumante


DICA:
A gestação é um momento importante na vida de uma mulher, a cada semana o feto vai se desenvolvendo e lentamente os órgãos vitais se formam. Para algumas grávidas esse período é mágico e surpreendente, mas para outras é uma luta entre o vício e o amor ao filho que vai nascer.

As mulheres têm que ter noção que não é só quando sabem que estão grávidas, que devem deixar de fumar. Aliás devem começar algum tempo antes, mal comecem a pensar em ter filhos.
Deixar de fumar é um passo muito importante não só pelo momento dagravidez, mas também para mudar de hábitos que lhe prejudicam a sua própria saúde.
O momento de gestação é tão bonito que deve aproveitá-lo ao máximo, de uma forma feliz e saudável, ao lado das pessoas que mais ama. Deste modo, comece já a deixar de fumar com as nossas dicas.

A fumante tem uma gravidez mais instável que a maioria das mulheres. A preocupação com a saúde do bebê é dividida com um impulso constante e tóxico de fumar. Um único cigarro é capaz de acelerar os batimentos cardíacos do bebê em poucos minutos e provoca abortos espontâneos, mortes fetais e de recém-nascidos, assim contaminando o sangue e tornando o desenvolvimento normal um processo mais complicado para esses fumantes sem opção, que sem resistência assimilam o melhor e o pior de sua mãe.

A longo prazo, o cigarro diminui a capacidade respiratória e aumenta o risco de problemas alérgicos e cardíacos, além de câncer de pulmão e boca, o que na gravidez pode trazer sérios danos ao feto, e sem esquecer do estresse e a ansiedade causados pela abstinência tornaram o vicio impossível de ser superado.


Benefícios que obterá após deixar de fumar na gravidez
Mal deixe de fumar a sua pressão sanguínea ficará mais baixa. Para além disso, a sua circulação sanguínea também terá melhorias e diminuirá o risco de vir a ter problemas cardiovasculares.
Após deixar de fumar, conseguirá respirar mais facilmente e sem a tradicional tosse, bem como ser capaz de fazer mais movimentos que outrora a cansava rapidamente.
De um modo geral se parar de fumar na gravidez só lhe trará benefícios saudáveis.

Os problemas que pode causar ao seu filho se continuar a fumar
Tenha sempre isto presente na sua cabeça: bebés de mães fumadoras têm elevado risco em ter problemas futuramente ou nascerem com deformações, fazendo com que os bebês nasçam de 250 a 300 gramas etc.
Muitas crianças que nascem de mães fumadoras têm baixo peso à sua nascença ou podem nascer prematuros e a virem sofrer alguns problemas respiratórios.
Deixar de fumar não é só pensar no seu filho que vem a caminho, mas também nos benefícios que trará à sua própria vida. Deste modo, deixe de fumar na gravidez e obterá um bebé saudável.

O bebê fuma junto com a mãe, absorvendo as toxinas através da placenta. A nicotina também diminui o apetite do feto, impedindo um total aproveitamento dos alimentos provocando a subnutrição. E se após a gestação a mulher volta a fumar, as substâncias nocivas do cigarro são transmitidas para o filho através do leite materno.

Dicas para deixar de fumar na gravidez
Pense bem no que quer e se quer mesmo deixar de fumar. Arranje todas as suas forças e inicie esta luta.
Deve começar a perceber o que a leva a não conseguir parar de fumar.
Tente identificar quais os momentos em que fuma mais, ou seja, os momentos em que está mais nervosa ou outros momentos mais stressantes do seu dia-a-dia.
Deve também entrar em contacto com o seu médico de família para ele poder ajudar e aconselhar.
Após ter tudo bem definido na sua cabeça, comece por marcar uma data no calendário para deixar de fumar.

Deve mentalizar-se nas várias situações que terá que enfrentar, como pessoas a fumarem ao seu lado e nas dificuldades que vai sentir em resistir ao tabaco.
Retire todos os cigarros existentes em sua casa, no seu carro, na sua carteira, em todos os lugares.
Não tente fazer este esforço sozinho. Para conseguir deixar de fumar avise os seus amigos que está a tentar e verá que estes a irão ajudar, não a vão repugnar.
Tente arranjar pessoas em quem confie verdadeiramente e sempre que precisar desabafe. Resista há tentação e ligue a pedir ajuda para ultrapassar esse momento.
Pode tentar também ajuda através de produtos naturais ou medicamentos para deixar de fumar, mas fale primeiro com o seu médico.




Obs:. Procure orientação médica!


OBS:. Ligue sem compromisso.

Faço atendimento à domicilio.