DICA: Torcicolo
DICA:
Torcicolo é um ferimento que ocorre nas articulações da coluna que se localizam no pescoço, é provocado por movimentos brutos e mau jeito. Com o ferimento, as articulações se enrijecem e causam movimentos limitados. Quando imobilizadas, as articulações provocam um espasmo muscular que pode ou não interferir no outro músculo, já que existe um músculo localizado em cada lado do pescoço. Por causa do espasmo, os nervos que estão dentro do músculo e também ao seu redor se inflamam.
Existem outras formas de torcicolo, o torcicolo congênito que existe em um indivíduo desde o seu nascimento e o torcicolo espasmódico que é uma doença neuromuscular cuja causa não se conhece, mas que provoca espasmos neurológicos irreversíveis. O torcicolo descrito inicialmente é chamado de torcicolo muscular.
O torcicolo muscular é bastante conhecido, pois pode acontecer por causa de má postura, por posições errôneas ao dormir ou por movimentos bruscos, provocando grande dor. Normalmente é indicado o uso de anti-inflamatórios para o tratamento do mesmo, o que diminuirá a dor e trará normalidade nos movimentos do pescoço.
Caracteriza-se o torcicolo congênito como doença rara, quando o bebê já nasce com uma fibrose na musculatura do pescoço, que o deixa inclinado. O tratamento deve começar logo nos primeiros dias de vida. Consiste de fisioterapia para alongar o músculo fibrosado. Quando não se consegue o resultado desejado, faz-se cirurgia. Já o torcicolo adquirido na maioria das vezes ocorre de repente. A pessoa se deita para dormir sem nenhum tipo de problema e acorda no dia seguinte com o torcicolo.
Em geral o torcicolo surge quando a pessoa dorme com o pescoço torcido ou torto, posições que não são consideradas boas. Isso pode ocorrer, por exemplo, ao dormir no avião, no ônibus ou no sofá, ou ao usar um travesseiro alto ou baixo demais. Nas duas situações, ocorre uma sobrecarga na musculatura do pescoço ou em torno dele. O estresse, a ansiedade, o sentimento de insegurança e o sedentarismo, de outro lado, podem favorecer o desenvolvimento do problema. Os sintomas são: dor de intensidade variável na região do pescoço e dificuldade para movimentá-lo e/ou para inclinar a cabeça para um ou mais lados.
Embora na maioria das vezes o torcicolo não seja grave, é um problema chato, que atrapalha a vida dos portadores. Em geral eles não conseguem nem devem dirigir carro nem moto. Nas situações a ficar de repouso e até se ausentar do trabalho por alguns dias. O ideal é prevenir-se quanto ao problema. Pode-se evitá-lo com algumas medidas básicas. Controle o estresse, a ansiedade, o sentimento de insegurança e o sedentarismo praticando atividades físicas pelo menos três vezes por semana. Faça sempre alongamento, inclusive do pescoço, antes das atividades físicas. Adquira e durma em colchões firmes, para não afundar e pressionar o pescoço, e com travesseiros que tenham a altura certa para deixar seu pescoço em uma situação confortável, isto é, nivelado com o ombro. Mantenha a disciplina quanto ao horário de dormir. Durma sempre de lado, com o quadril e os joelhos levemente dobrados, que é a posição correta para a coluna. Evite deitar-se e, sobretudo, dormir em sofás.
Com uma medida simples e caseira, pode-se aplicar uma bolsa de água morna no local para relaxar a musculatura. Em seguida, deve-se fazer alongamento na musculatura atingida. Ponha a mão sobre a cabeça e puxe-a delicadamente para o lado contrário ao torcicolo para que o músculo vá se alongando. Repita essa operação algumas vezes por dia.
Com isso, em geral em um a dois dias o torcicolo desaparece. Caso não desapareça, deve-se consultar com um médico, que pode ser um clínico geral, um ortopedista, um fisiatra ou um neurologista. Provavelmente, neste momento o especialista irá medicar com analgésicos e relaxante muscular, imobilizar com colar cervical de espuma e iniciar uma fisioterapia analgésica. O torcicolo, é preciso alertar, às vezes é sintoma de doenças mais graves, como a hérnia de disco cervical, amigdalites e mesmo o câncer, que pode ser identificado por linfonodos dolorosos na região cervical.
Evitar:
Nunca durma de barriga pra baixo. Porque além de prejudicar a coluna, também dana as vértebras do pescoço. Opte pela posição “fetal”, que quer dizer, de lado e com os joelhos perto do peito. Dormir sobre o estômago força a cabeça a subir quando você respira.
Arrume a tela do computador se o usa todo dia no trabalho.Deve estar ao mesmo nível dos olhos, para que o pescoço esteja posicionado corretamente e não tenha que olhar pra cima ou pra baixo.
Abrigue teu pescoço quando faz frio ou na umidade. Mesmo nas noites de verão, porque a brisa agrava a rigidez e dores no pescoço.
Sempre sente em uma cadeira firme e com uma postura correta. A espinha dorsal também inclui os ossos que estão na base do crânio, se não tem o suporte adequado, terá mais possibilidades de sofrer dores na área do pescoço e ombros.
Durma em um colchão firme. Se faz um bom tempo que não o troca, esse é o momento para fazer o esforço e comprar um novo. Quando as molas já não estão tão resistentes ou o estofamento estiver baixado em tamanho, não serve mais. O colchão sempre deve ser firme para manter a cabeça em uma posição horizontal.
Evite dormir com travesseiros muito altos. Recomenda-se os que são de espuma esmigalhadas em vez de sólidas. Uma alternativa interessante são os travesseiros cervicais, porque o dão mais apoio a cabeça. Pode provar um dia dormir sem travesseiros, talvez teu pescoço não precisa de um.
Use uma toalha ou almofada especial quando estiver sentado.Assim você vai alinhar melhor a coluna vertebral e subsequentemente, o pescoço. Não é preciso que esteja molhada, só que esteja enrolada.
Levante objetos do chão com cuidado. Dobre teus joelhos e mantenha a coluna reta com as pernas afastadas, se possível, por cima do objeto. Para levantar o objeto, mantenha-o o mais perto o possível do corpo.
Para as mulheres, evite usar sapatos de saltos muito altos. Porque desvia a coluna e faz com que o pescoço “salte” pra frente, causando muita dor.
Evite hábitos ruins como lavar o cabelo no tanque ou pia.Apoiar o telefone no ombro, fazer a maquiagem com a cabeça inclinada pra trás, etc.
Faça pausas frequentes. Trocando de posição, principalmente se estiver sentado por muito tempo na frente do computador. Dê uma andada, estica-se ou mexa a cabeça ao menos uma vez a cada hora.
OBS.: Procure orientação com um especialista de sua confiança.