Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.
Sintomas :
Os mais comuns:Dor,Edema (inchado), Restrições de movimentos inflamação.
Causas: da bursite no ombro incluem o uso excessivo dos braços, mas também pode ocorrer devido como: destacam-se: Infecções, Traumatismos, Movimentos repetitivo, Lesões por esforço, Artrite(inflamação das articulações; Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação).
Tratamento: Tratamento deve ser feito sob orientação médica ou fisioterapeuta, que são feitos exercícios e movimentos leves de acordo com a necessidade de cada pessoa, com o objetivo de fortalecer os músculos e as articulações, até que a melhora do paciente seja obtida, e que ele retorne às suas atividades regulares o mais rápido possível.
Recomendações:
- Não se automedique. Analgésicos podem ser contraindicados para mulheres grávidas e pessoas com histórico de úlcera;
- Deixe a área afetada descansar o máximo possível;
-Procure descobrir as atividades que disparam o processo inflamatório e evite-as;
-Faça aplicações de gelo no local;
-Faça exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões ou fisioterapia apenas sob a orientação de um profissional especializado.
Advertência: Pressão no peito e dor que se reflete pelos braços e costas podem ser indicativas de um problema cardíaco e não de bursite.
Como prevenir a bursite:-Realize alongamentos sistemáticos antes de fazer exercícios físicos.
-Procure fortalecer a musculatura ao redor das articulações.
-Faça pausas frequentes durante a realização de exercícios repetitivos.
-Mantenha sempre uma boa postura corporal.
Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento das bursites:
Estabelecendo objetivos para cada fase do tratamento.
Na fase aguda o paciente terá que interromper temporariamente as atividades que agravam os sintomas para o alívio da dor e para promover a cicatrização, que pode ser associada a crioterapia (gelo), o fisioterapeuta realizará movimentos passivos dentro do limite da dor.
Na fase subaguda, ocorrerá diminuição da dor e do edema, iniciará a movimentação ativa que pode se associado a exercícios de resistência com o intuito de reequilibrar a musculatura. Melhorando assim, a qualidade de vida do paciente.
OBS:. Ligue sem compromisso.
Faço atendimento à domicilio.