quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DICA: PRIMEIROS SOCORROS


DICA:

SOS Desmaio

Os primeiros socorros em situação de desmaio, podem ser:
  • Segurar a vítima para ela não cair no chão;
  • Deitar a vítima no chão com a cabeça virada para o lado;
  • Levantar as pernas da vítima para facilitar ao retorno do sangue para o coração;
  • Chamar uma ambulância se a pessoa não recuperar a consciência em 3 minutos.



O desmaio ou síncope é uma súbita perda de consciência que pode ser causada pela diminuição da tensão arterial e glicemia, esforço excessivo, ambientes abafados, estar de pé durante muito tempo ou dor intensa.
Se houverem episódios repetidos de desmaio, deve ir ao médico para ele tentar avaliar a causa dos desmaios, que pode ser neurológica.
O desmaio ou síncope é um sintoma que pode ser definido como uma perda súbita e breve da consciência.


Quando o fornecimento de oxigênio e outros nutrientes ao cérebro não é suficiente o indivíduo desmaia. A causa geralmente é a hipotensão provocada por uma arritmia cardíaca por exemplo onde o coração pode ser incapaz de aumentar compensar a redução da pressão arterial.
O desmaio pode ocorrer mais facilmente durante o exercício e não em repouso ou deitado, conhecido como síncope de exercício ou de esforço.  Após uma interrupção abrupta da atividade física também pode ocorrer o desmaio, assim como em situações de desidratação, diarréia, a sudorese ou a micção excessivas, o que, freqüentemente, ocorre em casos não tratados de diabetes ou doença de Addison.


A hipoglicemia também pode causar desmaio, mas existem outras causas de desmaio menos comuns conhecidas como síncope da deglutição ou a síncope do levantador de peso.
Em caso de desmaio o indivíduo deve, se possível, deitar a vítima no chão e colocar as pernas da vítima mais alto que o corpo, uns 30 ou 40 centímetros.
Pode também aplicar uma compressa fria na testa, molhando qualquer tecido limpo em água gelada, por alguns minutos.
Se a vítima não recuperar a consciência em menos de 3  minutos, chame uma ambulância ligando para o número 192 de qualquer telefone.
Caso a vítima ainda não tenha desmaiado, mas existem sintomas de que isso possa ocorrer, recomenda-se que a vítima sente e mantenha a cabeça entre os joelhos.


Todo cuidado é pouco, criança atenção 24hs!