sábado, 15 de fevereiro de 2014

DICA: Osteoporose




DICA:
Osteoporose
E a diminuição da massa óssea por unidade de volume em relação ao que se considera normal para determinada idade, sexo ou raça. A perda da massa óssea leva ao enfraquecimento progressivo do osso e aumento da probabilidade de ocorrer fraturas.Por esse fato a osteoporose pode ser um processo silencioso que se evidencia ao causar uma fratura.

Incidência
Ocorre predominantemente em mulheres no após a menopausa e de maneira menos expressiva em homens idosos, estimam que uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens acima de 65 anos apresentarão em algum momento da vida pelo menos uma fratura relacionada à osteoporose.
Uma das maiores causas de mortalidade e morbidade entre os idosos.

Etiologia
As origens da osteoporose são desconhecidas na maioria dos casos.E possível que a osteoporose represente um ponto terminal comum de múltiplas vias patogenéticas que devem agir em conjunto para causar uma doença clinica significativa.
As influencias genéticas podem contribuir para a constituição do esqueleto.A lenta formação do osso pode originar a osteoporose sintomática, mesmo com uma velocidade normal de perda óssea. A imobilização e a atividade física reduzida estão claramente associadas ao aparecimento da osteoporose são marcadas pela reduzida formação de osso.
Os fatores de risco mais importantes são o tabagismo, alcoolismo, a gastrectomia, hipofunção gonadal, inatividade, uso de barbitúricos, a tiroidectomia, doenças pulmonares, e os corticosteróides.





Quadro clínico
A osteoporose geralmente é assintomática. Com base nisso alguns autores definem como "Epidemia silenciosa do século xx" as primeiras manifestações clinicas surgem quando já houve perda de 30% a 40%de massa óssea.
Dor não é originada pele osteoporose, e sim quando já ocorreu alguma fratura como microfraturas vertebrais.
Embora pareçam estruturas inativas, os ossos se modificam ao longo da vida.
O organismo está constantemente fazendo e desfazendo ossos. Esse processo depende de vários fatores como: genética, boa nutrição, manutenção de bons níveis de hormônios e prática regular de exercícios.

Tratamento
O efeito do tratamento fisioterapêutico na prevenção e no tratamento da osteoporose foi bem resumido.
-Uma atividade física que envolva carregamento de peso é essencial para o desenvolvimento e amanutenção de um esqueleto sadio.
-Exercícios de força também podem ser benéficos.
-Se mulheres sedentárias também aumentarem suas atividades elas podem evitar a perda adicional de osso e podem até aumentar ligeiramente a sua massa ósse.
-Um ótimo programa de exercícios para mulheres idosas inclui atividades que aumentem a força à flexibilidade e a coordenação, pois uma melhora nessas áreas diminuem a possibilidade de quedas e fraturas.
Os exercícios devem ser realizados nos locais específicos isto é se a intenção é aumentar a densidade óssea da coluna, deverão ser feitos exercícios de fortalecimento da musculatura vertebral existem ainda quatro tipos de exercícios que devem ser realizados em indivíduos osteoporoticos:
-Programa regular de caminhada, 50 min. 5x por semana.
-Exercícios que envolvam sustentação de peso
-Atividades que envolvam equilíbrio e sustentação
-Atividades que envolva extensão da coluna





Existem também quatro tipos de exercícios que devem ser evitados por osteoporoticos:
Aeróbica de alto impacto, corrida e salto um vez que elas aumentam o risco de fraturas vertebrais por causa da fragilidade das vértebras.
Flexão da coluna isso aumenta a compressão da coluna aumentando o risco de prolapsos vertebrais
Atividades que envolvam risco de quedas com step, cama elástica.
Movimentos resistidos de adução e abdução de quadril, pois esses movimentos aumentam a probabilidade de fraturas no colo do fêmur.

O objetivo do tratamento fisioterapêutico em indivíduos que sofrem de osteoporose dependerá da avaliação fisioterapeutica do paciente.Nos pacientes em estágios mais avançados da doença o objetivo não será

favorecer a aquisição da massa óssea, mas devera visar os seguintes aspectos:




Alivio da dor.
Melhora de equilíbrio visando, prevenção de quedas e fraturas.
Redução de contratura muscular.
Manutenção da mobilidade articular.
Prevenção de deformidades
Fortalecimento muscular
Manutenção ou melhora da capacidade respiratória
Orientação postural
Condicionamento físico.
Manutenção ou restauração da dependência.
Mobilizações precoces
Orientação e informação sobre a doença para o paciente.

E importante que o fisioterapeuta realize a avaliação da qualidade de vida e do grau de dependência desses pacientes, podendo, a partir do conhecimento desses parâmetros elaborar o tratamento fisioterapêutico de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
A aplicação de magnetoterapia tem eficácia comprovada em pacientes que apresentam dores generalizadas ou, sobre tudo, ao nível da coluna vertebral, se houver fratura por esmagamento.

Em geral os pacientes se beneficiam das medidas hiperemicas suaves, das massagens de amassamento muscular, dos estiramentos, dos exercícios respiratórios, das mobilizações sistemáticas e rítmicas uma dieta adequada e banhos de sol "ainda que com a idade, a pele perca parte de sua capacidade de sintetizar a vitamina D".
O paciente que sofre de osteoporose sintomática recorrerá ao serviço de fisioterapia.
Geralmente por conta de metatarsalgias, gonalgias, dorsalgias, e pós-fraturas.
O exercício terapêutico e um elemento essencial no programa de reabilitação para pacientes com osteoporose, e deve ser ajustadas ao nível de preparo do paciente e à propensão as fraturas que se prevêem:





Programa de medicina física para pacientes com osteoporose:
Alongamento
Fortalecimento para extensores da coluna
Fortalecimento abdominal isométrico
Fortalecimento dos membros superiores
Apoio de peso e fortalecimento dos membros inferiores
Treino de equilíbrio e técnica de transferência
Técnicas apropriadas de levantamento de objeto
Correção da postura
Controle da dor





Obs: Procure orientação.