segunda-feira, 10 de março de 2014

DICA: Dormir Sem Precisar de Remédio



 Dormir Sem Precisar de Remédio
Mudar ou criar hábitos que favoreçam um noite de sono reparador é uma das melhores maneiras de dormir bem e melhor sem precisar de remédio. Confira algumas dicas: Praticar exercícios: Exercícios Físicos ajudam a dormir melhor, melhorando a qualidade do sono, mas não devem ser feitos à noite para evitar que a adrenalina liberada durante a atividade física atrapalhe o descanso noturno; Evitar bebidas alcoólicas: Apesar de provocar sonolência, o álcool deixa o sono mais leve e deixa o corpo descansar plenamente.


As Plantas Que Acabam Com Sua Insônia
Confira algumas plantas e ervas medicinais com propriedades sedativas e calmantes que podem ajudar a acabar com a sua insônia e fazer você dormir melhor: Melissa officinalis - Cidreira verdadeira: Muito usada no preparo de chás para combater insônias, contém óleos essenciais que atuam como calmantes naturais suaves que combatem a insônia; Passiflora edulis - Maracujá: Várias espécies são conhecidas como calmantes, sendo utilizada no preparo de chás e fitoterápicos. Tem propriedades medicinais sedativas que relaxam, aliviam a ansiedade e ajudam a combater a depressão.



Muita gente não associa o sono ao ganho de peso, mas existe uma grande relação entre os dois fatores. Dormir pouco poderá influenciar diretamente no ganho de peso. Pesquisas feita por cientistas, comprovam essa verdade. Dormir pouco altera o sistema endócrino, responsável por controlar o gasto de calorias e o apetite, e poderá levar a pessoa a ingerir uma maior quantidade de alimentos durante o dia, fazendo com que o peso aumente. Outros fatores também poderão influenciar. Cerca de 45% das pessoas entre 25 e 45 anos afirmam não dormir o suficiente.

Tratamento para Insônia
Não existem regras seguras sobre o tempo de sono necessário, mas em média os adultos dormem cerca de 8 horas por noite. Alguns, no entanto, precisam de 10 horas de sono, enquanto outros precisam apenas de 4 ou 5 horas. Perder umas horas de sono por noite não provoca nenhum prejuízo físico, mas pode tornar você irritável, nervoso ou apático. As perturbações do sono podem ter diversas causas, sendo a mais comum a ansiedade. A depressão também perturba o sono. Deve-se evitar: tomar estimulantes chá, café ou fumar a partir do fim da tarde.



Já está comprovado que o ser humano precisa, em média, de oito horas de sono por dia para realizar os processos metabólicos e o descanso físico e mental. A insônia é inquestionávelmente um grande problema que tira o sono de muitos brasileiros, e afeta as pessoas com mais idade, mulheres e pessoas com quadro de depressão.Seja por distúrbios,ou por algum problema que nos deixa angústiados e não conseguimos dormir ou dormimos pouco,como por exemplo estresse proveniente do trabalho ou de um trânsito caótico,dívidas,ambientes muito barulhentos,dentre outros.

Como Parar de Roncar
Parar deroncar à noite, durante o sono, deve ser encarado com seriedade pois o ronco pode ser indicador de alguma doença. Entretanto, além de procurar um otorrinolaringologista, algumas mudanças de hábitos podem ajudar a resolver o problema. Dicas para Parar de Roncar Reduzir o peso: O excesso de peso pode favorecer o ronco pois a gordura acumulada na garganta pode tornar a passagem de ar mais difícil durante a respiração; Praticar exercícios: As pessoas que fazem exercício adormecem mais rápido do que aquelas que não fazem.

*Siga essas dicas:

1. Quando o sono não vem, pense em algo bastante monótono.

2. técnica da imagem mental costuma funcionar. Pense que você está em uma praia, ou deitado em um barco em um riacho bem tranquilo. Use de todos os sentidos. Pense no som da água, no fresco do vento.

3. Para “desligar” o pensamento, conte, de trás para frente, somente os números pares. É uma forma de esquecer as preocupações.

4. Não chegue perto de bebidas com cafeína depois das 18h.

5. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas. Apesar de proporcionarem uma sensação de sonolência, impedem que a pessoa caia no sono profundo.

13. Medite
.
 Deixe tudo bem escuro no quarto. Se for preciso, vende os olhos.

7. Não tire cochilos durante o dia.

8. Tome um bom banho morno.

9. Não faça exercícios físicos depois das 20h, porque eles estimulam o metabolismo e deixam a pessoa “ligada”.

10. Vá para a cama somente quando estiver com sono. Não fique virando de um lado para o outro. Se não conseguir dormir, levante e faça algo relaxante, à meia-luz.

11. Afaste-se do relógio. Controlar as horas aumenta a ansiedade.

12. Use o quarto apenas para dormir, não para trabalhar ou comer.