quarta-feira, 26 de março de 2014

DICAS: Cuidados com o calo

DICAS: O calo é um atrito formado pelo contacto da pele com algumas superfícies pode suscitar problemas. Os pés e as mãos são a parte do corpo que mais sofre com a criação de uma área mais dura, grossa, rígida e espessa. É esta área vais vulnerável à qual damos o nome de calo.Os sapatos apertados e com solas mais duras provocam os calos nos pés, isso todo mundo já sabem.

Cortá-los pode provocar infeções, sangramentos e pode tornar muito perigoso para quem tem diabetes. Apesar de não se dever cortar, os calos podes ser aparados com produtos que podemos encontrar nas farmácias sobre orientações.
Existem também formas de prevenir as calosidades. Dê atenção aos seus pés, sobretudo quando sentir uma pressão nas áreas dos pés. Se passar muito tempo a andar a pé, opte por calçado confortável. Deve também hidratar, diariamente, a pele onde os calos são mais frequentes. Em caso de infeção ou de uma lesão mais séria, deve procurar um especialista para lhe indicar qual a melhor solução.
O melhor tratamento para os calos consiste na eliminação da causa, a qual tem quase sempre a ver com sapatos apertados. Os calos dolorosos podem ser tratados em casa ou utilizando os serviços de um especialista.
Um calo é formado por um núcleo rodeado por espessas camadas de pele. Depois de mergulhada em água quente durante cerca de 15 minutos, a pele dura pode ser cuidadosamente tratadas, embora seja preferível confiar este tratamento a um especialista, a pele pode ser raspada com pedra-pomes.
As compressas contra calos protegem-nos da pressão exercida pelo calçado. Nas farmácias existem também produtos para a remoção de calos.
Procure um especialista de sua de confiança.