quinta-feira, 29 de maio de 2014

SHIATSU

 


DICA DE HOJE É SHIATSU

Shiatsu é uma técnica de massagem japonesa criada em fins da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meridianos com os dedos, que por sua vez tem origem no Do-in chinês. 
A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").

O Shiatsu é uma das ramificações da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) que trabalha com pressão com os dedos (parecido com uma massagem) em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), assim equilibrando o fluxo da energia vital ("Ki"). Também atuam neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o Anma, entre outras terapias.

É recomendado contra problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.




O Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes ou como terapêutica única do câncer, podendo, contudo, atuar como coadjuvante no tratamento deste. 
Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante.

O Shiatsu actua sobre o corpo físico, especialmente sobre os canais energéticos que determinam a saúde e bem-estar do indivíduo

Benefícios do shiatsu é restabelecimento do equilíbrio e o ritmo funcional dos meridianos, isto é, os canais de energia magnética do corpo. 
Estimulação da energia vital, ajuda a melhorar não só a circulação sanguínea como também a circulação dos restantes líquidos corporais.

Relaxa o sistema nervoso, equilibrando o sistema nervoso autónomo, reforça o sistema imunológico e fortalece o sistema orgânico, elevando o tónus vital e, obviamente, melhorando o metabolismo eliminando o stress.




# Aumenta o rendimento físico e intelectual, proporcionando equilíbrio emocional

# É uma excelente terapia para dores físicas como por exemplo ombro rígido, dores na zona cervical, na lombar, dor ciática, etc.

# Acalma a mente, equilibrando o sono.