sexta-feira, 27 de maio de 2016

Envelhecimento


                                                                 

                                                                                       
Falar em envelhecimento da pele corre mais evidentemente nas partes mais expostas do corpo, como mãos, face, ombro e colo, se manifestando através de manchas semelhantes à sardas.
Essas regiões do corpo devem ser mais protegidas e a esfoliação e hidratação deve ser mais frequente.
O "rejuvenescimento facial é o ato de prevenir ou tratar o envelhecimento facial".
Este é um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele, pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea etc.
Outro fenômeno que tem papel importante na gênese do envelhecimento é a radiação solar.
A exposição excessiva, tão caracteristicamente desenfreada na nossa sociedade, é causa de dano intenso nas células da pele, fazendo com que apareçam rugas, manchas e outras marcas de envelhecimento.
Alimentação é fundamental para um rejuvenescimento. Comer castanha do pará é rica em selênio, uma substância que atua eliminando os radicais livres e acaba promovendo um rejuvenescimento.
O selênio ele é muito importante para o funcionamento cerebral e para a proteção das células nervosas, assim diminuindo as chances de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, e faz a tireoide funcionar melhor etc.
Outro dado importante é o crescimento das cartilagens, como por exemplo no nariz, com o conseqüente aumento da projeção e a queda da ponta. Ganho e perda de peso, na tradicional gangorra, contribui para a aceleração do processo. As pessoas que utilizam muito a expressão facial ao falar também tendem a apressar o aparecimento das rugas. O fumo também é um fator acelerador do envelhecimento facial.

                                         


As medidas de prevenção incluem os cuidados com a textura da pele, evitar ganho e perda excessiva de peso, limitar a exposição solar, inclusive utilizando filtros bloqueadores solares e não fumar.
O diagnóstico das deformidades é feito pelo médico, a partir de queixas específicas do paciente. Nestes casos, somente o exame clínico é suficiente para chegarmos a uma conclusão.
Uma avaliação clínica é sempre primordial em seu primeiro contatos etc.
Existem tratamentos com procedimentos menos invasivos, como as inclusões de substâncias nas marcas da pele; a paralisação temporária e seletiva de grupos musculares utilizando-se a toxina botulínica; os peelings com ácidos ou com laser etc.