terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DICA: ENVELHECIMENTO CUTÂNEO



DICA:
Envelhecimento cutâneo

A beleza atualmente em vigor e procurando pela grande maioria das pessoas o poder da juvenilidade sem rugas ou manchas, com o avanço da idade a pele começa a sofrer alterações, assim modificando o aspecto gradativamente o envelhecimento cutâneo, com a idade a pele se transforma dando surgimentos de rugas, manchas com aspecto de pele sem viço, essa transformação é alterações decorrente do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele.

 Envelhecimento intrínseco: É o desgaste natural do nosso organismo ao passar dos anos, e sem a interferência de agentes externos e equivale ao nosso envelhecimento intrínseco, pele que foi pouco exposta ao sol ex: face interna dos braços próximo à axila por ser uma pele com pouca elasticidade, mais flácida e já se apresentando finas rugas, porém sem manchas ou alterações da sua superfície.

Envelhecimento extrínseco: Ou fotoenvelhecimento são decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda nossa vida, o sol que temos como lazer e que dá o bronzeado que consideramos como saúde e beleza, é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, sua ação acumulativa sobre a pele que faz surgirem os sinais de envelhecida.
A pele fotoenvelhecida tem como a perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e alteração da superfície da pele, se apresenta mais àspera, ressecadas e descamativas, assim surgindo se as ceratoses solares, lesões que surgem, assim as ceratoses solares, são lesões que atingem a camada mais superficial da pele formando crosta e podendo se transformar-se em câncer da pele.

Prevenção
Prevenir o envelhecimento da pele é a proteção solar se inicia na infância, a educação desde de cedo cria o habito saudável da proteção solar,assim continuada por toda a vida.


Cuidados
  Evitar o sol no período entre 10 e 15 horas.
  Use sempre filtro solar com fator de proteção solar igual ou superior a 15, aplicando 20 minutos antes de sair ao expondo ao sol e sempre reaplicando após sair do mergulho ou expiração excessiva.
   Para o dia a dia dê preferência aos filtros solares OIL FREE que não deixam a pele gordurosa.
   Use chapéu e guarda sol quando for à praia, mesmo assim nunca esquecer do protetor solar, assim evitando a radiação ultra-violeta, com reflexos da agua e areia atinge sua pele.
   Parte em grande atenção: face, pescoço, colo, braços e mãos, duração da ação de um filtro solar é de cerca de 2 horas, após esse período tem que ser reaplicado.
   OBS:. Essas recomendações são importantes para pessoas de pele clara, lembrando que toda pele tem que ter um cuidado especial.

Como devemos melhorar a pele fotoenvelhecida: Pessoas que já sofreram a ação do sol e apresentando os sinais do envelhecimento cutâneo,além proteção solar, algumas substancias na forma de cremes, loções ou géis, podem a médio ou longo prazo reverter alguns dos efeitos fotoenvelhecimento, produtos contendo ácido retinoico, adapaleno, ácido glicólico ou outros alfahidroxiàcidos são utilizados para melhorar o aspecto da pele envelhecida, aumentando sua hidratação, assim corrigindo alterações de superfície, atenuando as manchas e melhorando sua elasticidade.
Os melhores resultados são obtidos produtos a base de ácido retinóico, essa substância atua na pele estimulando a renovação celular da camada mais externa epiderme, reestruturando o colágeno e a fibras elásticas de sua camada média derme. O efeito a longo prazo, é de uma pele com superficie mais viçosa, lisa e hidratada, clareamento das manchas,melhorando a elasticidade e atenuando as rugas finas, assim a pele adquire um aspecto de rejuvenescida.