quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carboxterapia e suas finalidades




                                                                     
                                                   

A carboxiterapia é uma técnica da medicina estética realizada através da injeção de gás carbônico nos tecidos para diversas finalidades. Esse tratamento consiste em melhorias em geral, ela estimula o colageno, fibroblastos etc.

A carboxiterapia age através da infusão do gás carbônico. O gás carbônico é um potente vasodilatador, ou seja, aumenta muito a circulação do local onde é aplicado. Com uma circulação melhor, chega mais sangue, oxigênio e nutrientes para a pele. Uma pele melhor oxigenada cicatriza melhor, produz mais colágeno. Além disso, uma circulação melhor reduz o inchaço e melhora a distribuição de líquidos no corpo. A distensão do tecido pelo gás carbônico faz com que a pele retraia e melhore a flacidez, pois a presença física do gás estimula a produção dos fibroblastos de colágeno.

A carboxiterapia consiste na aplicação de injeções de gás sob a pele para eliminar marcas de celulite, estrias, gordura localizada e também para eliminar flacidez da pele.

O gás carbôniconão é tóxico, ele faz parte da nossa fisiologia, não apresentando toxicidade, em concentrações normais. A capacidade de eliminar o gás carbônico pelo corpo é muito maior do que a da maquina de carboxiterapia pode injetar, ou seja, não haverá acumulo deste gás no corpo.
O gás da carboxiterapia funciona melhorando a circulação celular e a oxigenação dos tecidos. A sua aplicação é ampla pois quando aplicado no rosto, aumenta a produção de colágeno, já nas nádegas reduz a celulite e também combate a gordura localizada, destruindo as células de gordura.
O único profissional capacitado para realizar a carboxiterapia é o fisioterapeuta especialista em dermatofuncional que possui habilitação para realizar a técnica e curso de primeiros socorros para poder socorrer o paciente, caso seja necessário.
A aplicação da carboxiterapia realmente dói, pois a entrada do gás sob a pele proporciona um ligeiro descolamento da pele, provocando dor. Por isso, recomenda-se iniciar as sessões com menos gás, para que a paciente vá se acostumando aos poucos com a técnica.
A dor pode durar algumas horas e vai diminuindo aos poucos, assim como o inchaço local. 
A carboxiterapia está indicada para:
  • Celulite: reduz o inchaço local e queima a gordura da celulite devido ao aumento da circulação no local. Saiba mais em: Carboxiterapia elimina celulite.
  • A aplicação da carboxiterapia pode ser feita em qualquer local onde haja acumulo de gordura ou flacidez de pele, incluindo abdômen, coxas, nádegas, costas, braços, pescoço.
  • Estrias: alonga os tecidos do local e preenche a região com gás, estimulando a produção de colágeno. Conheça melhor em: Carboxiterapia para estrias.
  • Gordura localizada e flacidez: melhora a circulação sanguínea no local da injeção, facilitando a queima de gorduras. Veja ainda: Carboxiterapia para gordura localizada. A Carboxiterapia tem indicação no tratamento de flacidez de pele, estrias, gordura localizada, celulite e úlceras (ajuda na cicatrização).
Além disso, a carboxiterapia também pode ser utilizada como terapia complementar à lipoaspiração, podendo ser feita em todas as regiões do corpo, inclusive nos seios.
Riscos da carboxiterapia
Os riscos da carboxiterapia são raros, no entanto, podem surgir alguns efeitos colaterais como:
Dor e inchaço no local da injeção;
Sensação de dormência ou de ardência na pele;
Pequenos hematomas na região da aplicação;
Devido à existência de alguns efeitos colaterais, a carboxiterapia está contraindicada em casos de alergia na pele, obesidade, gravidez, herpes e doença cardíaca ou pulmonar.

A contra-indicação carboxiterapia
Sim, como qualquer procedimento com profissional capacitado . Entre elas estão, doença grave dos pulmões ou coração que comprometem a eliminação normal do gás, infecção no local de aplicação, gravidez, hipertensão grave, anemia.

A aplicação do gás carbônico apresenta desconforto e/ou sensação de queimação, devido à distensão do tecido. Este desconforto some assim que a aplicação é interrompida e pode ser atenuado durante a aplicação do gás por vibração local ou infusão de gás aquecido.

Ver resultado depende do tipo de alteração que esta sendo tratada e da sua gravidade. Geralmente os resultados começam a ser notados depois de 5 sessões, porem há casos mais rápidos.

Viço da pele: resultados visíveis em horas

Úlceras: resultados visíveis em dias

Gordura localizada: semanas

Celulite: semanas

Flacidez: meses (por estimulação do colágeno)

Não é necessário repouso após a aplicação, seguindo-se a rotina e vida normalmente. Evitar manipular o local da aplicação. Se houver hematomas não deverá se expôr ao sol.

A carboxiterapia pode ser associada a outros tratamentos, É comum a associação da carboxiterapia com mesoterapia, drenagem linfática, ultrassom, lipoaspiração, mini lipo e outros tratamentos estéticos etc.