quinta-feira, 20 de abril de 2017

Luz Pulsada (LIP)




A Luz Pulsada é indicada para:
                                       
                                           

A luz intensa pulsada (LIP) pode ser usada para remover os pelos indesejados de todo o corpo, mas não deve ser aplicada em algumas regiões como ao redor dos mamilos e ao redor do ânus porque a cor da pele destas regiões é muito variável e podem surgir manchas ou queimadura na pele.
O pelo pode ser removido completamente, mas melhores resultados são observados em pessoas que possuem a pele clara e os pelos bem escuros. Isso ocorre porque quanto mais escuro o pelo, maior a quantidade de melanina que ele possui e como o laser é atraído pela melanina, quando o pelo é bem escuro, a incidência da luz vai diretamente para ele, destruindo o folículo, eliminando assim o pelo definitivamente.



                                                



A Luz Intensa Pulsada é um tipo de tratamento, semelhante ao laser, que pode ser usado para remover manchas na pele, combater rugas e linhas de expressão e remoção definitiva de pelos indesejados por todo o corpo são: virilhas, peito, abdômen, braços, axilas e pernas.

                                       

É indicada para remover as manchas escuras na pele especialmente causadas pela exposição solar e aos raios ultravioletas. O tratamento com a luz pulsada clareia a pele, aumenta em 50% a quantidade de fibras de colágeno e elastina deixando a pele mais firme e menos flácida,O uso do protetor solar diariamente esse processo faz com que alivia o ardor e o desconforto da pele, podendo também fazer uso de compressas geladas na região tratada.
Além de aumentar também a presença de pequenos vasos na pele, que melhoram a oxigenação sanguínea local.


                                           


Retira rugas e linhas de expressão, e podem ser completamente removidas e as rugas podem ser atenuadas com o uso do aparelho de Luz Pulsada, porque este tratamento promove o aumento das fibras de colágeno e elastina que dão sustentação à pele, e que normalmente tem sua produção diminuída com a idade.


                                        


O aumento destas células é progressivo, por isso após cada sessão de tratamento as células continuam sendo produzidas naturalmente pelo corpo durante 3 a 12 meses, e por isso os resultados não são imediatos, mas se mantém por longos períodos. Assim, uma boa estratégia é fazer sessões a cada 6 meses para eliminar completamente rugas e linhas de expressão sem ter que recorrer à cirurgia plástica.

Estrias brancas e vermelhas da uma boa eliminada, é um bom tratamento porque melhora a elasticidade da pele, mas melhores resultados são vistos quando após a sessão são utilizados ácidos.
Elimina as espinhas quando são utilizadas as luzes verde ou vermelha do equipamento, enquanto a luz verde elimina a bactéria que está relacionada à acne: Propionibacterium acnes, a luz vermelha combate a inflamação, que é importante para destruição completa desta bactéria.
Atenção: não utilizar a luz pulsada quando estiver usando Roacutan (Isotretinoína), corticoides, ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios não hormonais, fotossensibilizantes e também na pele bronzeada.


                                           


Combate Rosácea e Telangiectasia
A pele avermelhada e a presença de pequenos vasinhos de sangue que afeta principalmente as bochechas pode indicar um problema de pele chamado rosácea, e estes pequenos vasinhos no nariz indicam Telangiectasia, e ambos podem ser solucionados com um tratamento com Luz Pulsada porque a luz e a energia emitidas pelo aparelho promovem uma melhor reorganização das células e distribuição dos pequenos vasinhos de sangue.

A atenção redobrada em aplicação da Luz Intensa Pulsada remove completamente a tatuagem, porque a cor escura é atraída pelo feixe de luz que quebra a tinta utilizada na tatoo que a seguir é eliminada do corpo. No entanto, este tratamento deve ser feito com cuidado porque quando se trata de tatuagem coloridas pode ser preciso ajustar o aparelho a cada sessão.


                                                         












quarta-feira, 5 de abril de 2017

FISIOTERAPIA/ RPG





                                                     


FISIOTERAPIA/ RPG

O tratamento de Reeducação Postural Global (RPG) é realizado através de atendimentos que duram, em média de uma hora cada sessão.  vai depender das necessidades de cada paciente. Por isso, considera-se a RPG como um método de tratamento totalmente personalizado.
O fisioterapeuta  (profissional apto a aplicar a RPG) inicia o tratamento com uma avaliação detalhada do quadro do paciente e, somente após essa primeira etapa, poderá direcionar o atendimento de maneira eficaz, dando início às sessões que vão ocorrer uma ou duas vezes por semana. 
Os resultados com a RPG já podem ser percebidos a partir da primeira sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.


                                                 
            



Quando o paciente é submetido aos cuidados de um profissional qualificado, entre outras disfunções, ele pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto. Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, pois corrigindo a postura, a barriga diminui.
A RPG representa uma série de exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo.

A RPG também pode ser aplicada às mulheres grávidas e muitos médicos obstetras já indicam com a devida atenção individual e adaptação à realidade da gestante. Incluem desde a preparação para o parto até a recuperação pós- parto.

Os médicos já estão conscientes dos benefícios que a RPG pode trazer a saúde de seus pacientes e indicam o tratamento associando ao uso dos medicamentos para uma resposta mais rápida.

RPG deve ser aplicada somente por fisioterapeutas, tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta. Logo na primeira avaliação pode se ter uma idéia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.
                                                         

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Endometriose



            Endometriose
                            

Caracterizada pela presença do endométrio, tecido que reveste o interior do útero fora da cavidade uterina, como outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.
 Quando não há gravidez, esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação. 
Em alguns casos, um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica. As causas desse comportamento ainda são desconhecidas. É importante destacar que a doença acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. Geralmente, o diagnóstico acontece quando a paciente está na faixa dos 30 anos.


                                                     



Sintomas
Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade como: Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade, tem alguns sintomas mais comuns:
° Dor pré-menstrual;
° Fadiga crônica e exaustão;
° Dor difusa ou crônica na região pélvica;
° Sangramento menstrual intenso ou irregular;
° Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
° Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
° Dificuldade para engravidar e infertilidade:
° Dor durante as relações sexuais.

                                                    


Diagnóstico
É feito por meio de exame físico,ultrassonografia endovaginal especializado,, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório. Atenção especial deve ser dada ao exame de toque, fundamental no diagnóstico da endometriose profunda. Em alguns casos pode solicitar uma ressonância nuclear magnética etc.
 A laparoscopia também permite a coleta de material para avaliação histológica e o tratamento cirúrgico das lesões. O ideal é que seja realizado após o término da fase de avaliação por meio dos métodos de imagem, permitindo que o diagnóstico e o tratamento possam ser feitos de maneira integrada – e evitando, assim, múltiplos procedimentos. A Laparoscopia é mais vantajosa que a Laparotomia, porque envolve um menor tempo de hospitalização, vale ressalta que a endometriose é uma doença crônica.

Prevenção
A endometriose é uma doença benigna, que se caracteriza pela proliferação do tecido chamado endométrio para fora da cavidade uterina, local em que ele normalmente se desenvolve. O crescimento do endométrio faz parte do ciclo reprodutivo da mulher. podendo subir pelas tubas e chegar à cavidade abdominal, multiplicando-se e provocando a endometriose.
A relação entre o uso de pílula anticoncepcional e a endometriose ainda é polêmica: há pesquisadores que encontraram aumento de risco, e outros que indicaram a redução ou ausência de efeito. Como alguns anticoncepcionais orais são utilizados por mulheres que apresentam cólicas menstruais dismenorreia primaria, e a endometriose causa dor pélvica dismenorreia e dispareunia,

Consumir muito álcool e cafeína são hábitos que têm sido associados ao aumento do risco ou piora do quadro de endometriose, enquanto fazer atividades físicas parece diminuir as chances de desenvolver a doença.Também é possível a realização da videolaparoscopia, na qual diagnosticará o número de lesões, aderências, a obstrução tubária e já tratar a doença.
Existem alguns medicamentos disponíveis no mercado para tratar a endometriose, como: analgésicos, anti-inflamatórios, análogos de GNHR, Danazol e Dienogeste. Atualmente também é possível reduzir os sintomas utilizando o DIU com levonorgestrel.

Se caso a paciente deseje engravidar, poderá ser indicado o encaminhamento para um Centro de Reprodução Humana, pois a melhor alternativa para a mulher 
que possui endometriose e deseja ter filhos é a fertilização in vitro. Isso porque a presença da endometriose não afeta as taxas de gravidez quando escolhido esse método.