O tratamento para olheiras pode ser feito com cremes próprios e descanso, porém, em alguns casos é necessário utilizar uma combinação de tratamentos, como peelings e carboxiterapia, para alcançar resultados satisfatórios e duradouros.
Geralmente, as olheiras surgem devido ao excesso de estresse, mas outras causas incluem o envelhecimento, anemia, uso de medicamentos ou fatores hereditários.
No entanto, também podem ser usados outros métodos como o peeling químico, que promove o crescimento de uma nova camada de pele lisa, ou a drenagem linfática facial, feita 2 vezes por semana, que diminui o excesso de líquidos acumulado nas bolsas dos olhos.
O tratamento caseiro para olheiras pode ser feito com o uso de:
Camomila: aplicar 1 sachê de chá de camomila gelado diretamente sobre as olheiras, pois ajuda a clarear a pele;
Máscara de gel para olheiras: colocar uma máscara de gel na geladeira por 1 hora e depois aplicar sobre os olhos durante 15 minutos, de forma a diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos e disfarçar as olheiras;
Pepino ou batata: colocar uma rodela de pepino ou de batata gelada nos olhos por meia hora ajuda a acabar com as olheiras, uma vez que reduz o inchaço e o diâmetro dos vasos da região;
"Hipoglos ou Bepantol: é um creme rico em vitamina A" que nutre e hidrata a pele, devendo ser aplicado nas olheiras antes de dormir e retirado com água morna após acordar;
Estes tratamentos naturais podem ser utilizados em todos os tipos de olheiras, mas são mais eficazes para tratar pequenas olheiras que surgem devido à idade ou ao excesso de cansaço. No entanto, podem complementar o tratamento estético das olheiras profundas, genéticas e escuras.
Tratamento para olheiras fundas
Um bom tratamento para olheiras fundas ou roxas é o preenchimento da região com ácido hialurônico, pois ajuda a diminuir a profundidade das olheiras e a disfarçar as manchas escuras debaixo dos olhos.
Além disso, também se deve utilizar cremes para olheiras, como o Roll-on para olheiras da Clinique ou Sérum Anti-oxC da Cosmobeauty, descansar pelo menos 8 horas por noite e fazer uma alimentação equilibrada e rica em alimentos com vitamina E, como avelã, sementes de girassol ou amendoim, pois ajudam a rejuvenescer a pele.
Em alguns casos, também se pode consultar um nutricionista, pois existem suplementos alimentares, como o Oenobiol, que possuem propriedades antioxidantes que clareiam visivelmente as olheiras.
O tratamento para olheiras genéticas, que são mais difíceis de serem eliminadas, inclui:
Tratamento para olheiras a laser: a luz do laser clareia as olheiras porque promove a contração da pele, eliminando a flacidez.
Tratamento para olheiras com carboxiterapia: aplicação de CO2 nas olheiras que melhora a circulação sanguínea da região, aumentando a produção de colágeno que rejuvenesce a pele e reduz o escurecimento das olheiras. São necessárias pelo menos 3 sessões mensais;
Tratamento para olheiras com luz pulsada: utiliza um feixe de luz que reduz os efeitos dos componentes sanguíneos responsáveis pelo escurecimento da região dos olhos. Deve ser feita 4 a 6 vezes por mês, para manter bons resultados no indivíduo com olheiras genéticas.
No tratamento para olheiras genéticas, deve-se optar por uma combinação de diversos tratamentos e, de acordo com os resultados, identificar o que alcança melhores resultados: Cremes para clarear a pele: Clariderm, Melani-D, Demelan, Ácido Retinóico, Ácido Kojico, Hidroquinona ou Differin.
Cremes com vitamina C para clarear a pele: Intensive Complex Vita C da Vitaderm ou o Improve C 20 da Dermage, pois a vitamina C uniformiza o tom da pele, clareando-a.