domingo, 23 de agosto de 2015

Síndrome de Guillain-Barré








                                       
                       
                
             

                                                                   

Síndrome de Guillain-Barré

É conhecida como polirradiculoneuropatia idiopática aguda oupolirradiculopatia aguda imunomediada, é uma doença do sistema nervoso (neuropatia) adquirida, provavelmente de caráter autoimune, marcada pela perda da bainha de mielina e dos reflexos tendinosos.

Ela se manifesta sob a forma de inflamação aguda desses nervos e, às vezes, das raízes nervosas.

O processo inflamatório e desmielizante interfere na condução do estímulo nervoso até os músculos e, em parte dos casos, no sentido contrário, isto é, na condução dos estímulos sensoriais até o cérebro.

Em geral, a moléstia evolui rapidamente, atinge o ponto máximo de gravidade por volta da segunda ou terceira semana e regride devagar. Por isso, pode levar meses até o paciente ser considerado completamente curado. Em alguns casos, a doença pode tornar-se crônica.
Causas
Não se conhece a causa específica da síndrome, os portadores da síndrome manifestaram uma doença aguda provocada por vírus citomegalovírus, Epstein Barr, da gripe e da hepatite, ou bactérias especialmente Campylobacter jejuni.

A hipótese é que essa infecção aciona o sistema de defesa do organismo para produzir anticorpos contra os micro-organismos invasores, a resposta imunológica é mais intensa do que seria necessário e, além do agente infeccioso, ataca também a bainha de mielina dos nervos periféricos. Vacinação, traumas,cirurgias etc e infecção das vias respiratórias altas podem ser consideradas outras causas possíveis da polirradiculoneuropatia aguda.

Sintomas
O sintomas é a fraqueza muscular progressiva e ascendente, acompanhada ou não de parestesias, alterações da sensibilidade, como dormência, queimação, coceira, etc, que se manifesta inicialmente nas pernas e pode provocar perdas motoras e paralisia flácida. Com a evolução da doença, a fraqueza pode atingir também o pescoço e afetar os músculos da face tronco da respiração, braços, da orofaringe, e da deglutição.

Em número menor de casos, o comprometimento dos nervos periféricos pode produzir sintomas relacionados com o sistema nervoso autônomo, como taquicardia, oscilações na pressão arterial, anormalidades na sudorese, no funcionamento dos intestinos e da bexiga, no controle dos esfíncteres e disfunção pulmonar.


                                                     

Diagnóstico

É por uma avaliação clínica e neurológica, a análise laboratorial do líquido cefalorraquiano (LCR) que envolve o sistema nervoso central, e a eletroneuromiografia.

É muito importante estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças autoimunes e neuropatias, como a poliomielite e o botulismo, que também podem provocar déficit motor.

Tratamento
Tem dois recursos: a plasmaférese "técnica que permite filtrar o plasma do sangue do paciente" e a administração intravenosa de imunoglobulina para impedir a ação deletéria dos anticorpos agressores. Exercícios fisioterápicos devem ser introduzidos precocemente para manter a funcionalidade dos movimentos.

Medicamentos imunosupressores podem ser úteis, nos quadros crônicos da doença.
Importante: A síndrome de Guillain-Barré deve ser considerada uma emergência médica que exige internação hospitalar já na fase inicial da evolução. Quando os músculos da respiração e da face são afetados, o que pode acontecer rapidamente, os pacientes necessitam de ventilação mecânica para o tratamento da insuficiência respiratória.
Recomendações
* O processo de recuperação da síndrome, em geral, é vagaroso, mas o restabelecimento costuma ser completo;
* A síndrome de Guillain-Barré é um distúrbio autolimitado, o paciente deve ser levado imediatamente para o hospital assim que apresentar sintomas que possam sugerir a doença, porque pode precisar de atendimento de urgência;

* Como ainda não foram determinadas as causas da doença, não foi possível também estabelecer as formas de preveni-la;

* É muito pequeno o número de casos da síndrome em que a causa pode ser atribuída à vacinação, em geral, contra gripe e meningite. Por isso, as pessoas devem continuar tomando essas vacinas normalmente;

* A fisioterapia é um recurso fundamental especialmente para o controle e reversão do déficit motor que a síndrome pode provocar.
                             

                                                                               

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Limpeza de pele


                                                             
                                                                 
                                                           

A limpeza de pele também remove o milium, que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo e pele nos poros.
A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.
Em geral, a pessoa irá deita-se em uma maca para realizar a limpeza de pele e usa uma proteção para os olhos, que pode ser o próprio algodão. A sessão dura, em média, uma hora.

- Assepsia: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.

- Esfoliação: é feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas."A microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo é feita de forma delicada, com movimentos suaves e circulares"

- Extração: Essa é a etapa mais longa da limpeza de pele, e pode durar em média de 30 minutos ou mais, dependendo do estado da pele. Em seguida da esfoliação, a pele é submetida a um vapor com ozônio, que tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando a drenagem, sempre manual e cuidadosa dos cravos, espinhas e dos miliuns (bolinhas amareladas com sebo dentro. O tempo de exposição ao vapor com ozônio é de, no máximo, cinco minutos, isso porque, apesar do ozônio ser um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, seu excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado por um tempo prolongado, principalmente em gestantes.
A retirada de cravos e miliuns, deve utilizar técnicas corretas de manipulação.
Os cravos são espremidos com extrator delicadamente. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor. Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente sinta-se confortável.
Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.                                   

- Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. Para a diminuição da vermelhidão, comum logo após a limpeza, também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais.

- Máscaras: é o procedimento de finalização da limpeza de pele e dura de 10 minutos a 20 minutos. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente opta-se por máscaras calmantes, à base de azuleno, mentol.
- Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Como após a limpeza, a pele estará sensível isso também evitará queimaduras.

                                        
                                                           
Preste atenção:
"Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa procedência, sejam nacionais ou importados, e estar dentro do prazo de validade para que não haja risco de provocar alergias e irritações",

Também não é recomendado fazer a limpeza em pele bronzeada. Após a exposição prolongada ao sol, a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) está em plena atividade.
Portanto, o contato com alguma substância mais agressiva pode provocar o aparecimento de manchas que vão ficar ainda mais evidentes quando o bronzeado sumir. Cosméticos que tenham ácidos na composição também estão proibidos nesse período. A pele está sensível demais e eles podem causar manchas.

Os cuidados diários são essenciais para uma pele bonita e para uma boa manutenção dos resultados da limpeza. "O kit básico de cuidados é composto por um bom gel de limpeza, um tônico e hidratante diurno e noturno para prevenir o envelhecimento"

Exposição ao sol, O ideal é ficar 48 horas sem se expor ao sol. Além disso, aplicar filtro solar com, no mínimo, FPS 30, é essencial.
                                                     

                                                                

segunda-feira, 3 de agosto de 2015



O tratamento facial com Micropuntura promove a estimulação da pele através da ação do ácido lático que é implantado de forma suave e indolor na pele do(a) paciente, promovendo a formação de um novo colágeno, pele mais firma e sem rugas. Antes da micropuntura o único tratamentos para marcas de expressão profunda eram cirurgias de lifting e botox (que na verdade não trata, somente paralisa o músculo por cerca de 5 meses). Com a micropuntura conquistaremos os resultados no médio prazo, porém seus efeitos duram cerca de 2 anos após o tratamento, sendo indicado que a paciente continue fazendo sessões de manutenção mensal.

Como toda mulher gosta de se sentir bonita, jovem e segura o tratamento de Micropuntura é o mais indicado. O tratamento é natural e não é agressivo, pois faz com que a pele produza colágeno, amenizando as linhas de expressão e rugas visivelmente e assim deixando a pele mais clara.
Você sente a diferença após a 3 seção, é recomentado fazer pelo menos 5 seções e uma manutenção a cada 30 - 40 dias, para que os resultados não sumam a médio prazo.

Desenvolvida na argentina, a micropuntura tem conquistado ótimos resultados. Sua técnica promove a estimulação mecânica com a adição de elementos cosméticos para ativar a produção de colágeno e elastina, promovendo a regeneração do tônus da pele, podendo ser uma ótima opção na busca pela beleza.



Tal procedimento é indicado para a redução ou eliminação de rugas do rosto, colo e costas, aplicando-se ácido lácteo, diretamente sobre a ruga ou linha de expressão.
Benefícios do tratamento de micropuntura:
Aumenta a elasticidade da pele;

Reduz os radicais livres;
Reduz as linhas de expressão;
Oferece o efeito Liffiting;
Proporciona firmeza nas regiões trabalhadas;
Diminui a aparência enrugada e flácida das pálpebras;
Repõe os nutrientes da pele;
Tem ação preventiva.

                                                 


 DICA: Um dos únicos cuidados que uma pessoa que faz micropuntura tem que ter é não tomar diretamente após a aplicação. Outra dica é não ingerir em até 24 horas alimentos ricos em betacaroteno.


Fica abaixo nossas dicas:
Durma no mínimo 8 horas por noite, pois assim o corpo descansa o suficiente e produz uma maior quantidade de cortisol, prevenindo o aparecimento das rugas;
Alimente de forma correta, comendo bastantes frutas, legumes e verduras, que combatem os radicais livres e consequentemente o envelhecimento da pele;
Use diariamente de segunda a segunda um bloqueador solar e não fique exposta ao sol;
Lave o rosto e as mãos com sabonete líquido neutro com propriedades hidratantes, sem perfume, que não agride nem resseca a pele;
Use creme hidratante no rosto e nas mãos indicados para o seu tipo de pele e idade e que contenham substâncias firmantes como o Elastocell ou o Liftiline, por exemplo.

Posição correta evita rugar:
Dormir em determinadas posições, noite após noite leva a "linhas de sono" - Dormir de lado leva rugas nas bochechas e no queixo, enquanto dormia de bruços testa franzida. O ideal é dormir de barriga para cima.





                                                          OBS:Coma mais peixes:
Salmão juntamente com outros peixes de água fria é uma grande fonte de proteína, um dos blocos de construção de uma pele mais firme. São também uma fonte incrível de ômega-3 ácidos graxos. Especialistas dizem que os ácidos graxos nutrem a pele e mantêm-na mais jovem ajudando a minimizar as rugas.


Òculos de leitura:
Fazendo as mesmas expressões mais e mais - como estrabismo - sobrecarrega os músculos faciais, formando um sulco abaixo da superfície da pele. Eventualmente, o sulco torna-se uma ruga. Mantenha os olhos bem abertos: Use óculos de leitura somente se você precisar deles.

Alfa-hidroxi ácidos:
Estes ácidos naturais levantam a afastada camada superior de células mortas da pele, reduzindo a aparência dos poros, linhas finas e rugas superficiais, especialmente ao redor dos olhos. Formas mais forte de AHAs pode ajudar a aumentar a produção de colágeno. Usando AHAs pode fazer a sua pele mais sensível ao sol, por isso, usar muito protetor solar todos os dias.

Não excesso de lavar o rosto:
Troque a água por óleos naturais que protegem contra as rugas. Lavar o rosto com muita frequência, e você pode estar eliminando sua proteção natural. A menos que o seu sabonete contenha hidratantes, use um gel ou creme de limpeza facial em seu lugar.

Vista sua Vitamina C:
Alguns estudos descobriram que cremes com vitamina C pode aumentar a produção de colágeno, protege contra os danos dos raios UVA e UVB, ajudar a reduzir manchas escuras e tom de pele irregular, e reduzir a vermelhidão. Você tem que usar um produto de pele com o tipo certo de vitamina C, no entanto. L-ácido ascórbico pode ser o melhor para o alívio de rugas. Você também pode ver um ingrediente vitamina C listado como palmitato de ascorbil.

Soja para Cuidados com a pele:
Soja pode melhorar a aparência de sua pele e pode até protegê-la, também. Estudos sugerem que a soja aplicada à pele ou tomada como um suplemento pode ajudar a proteger contra alguns dos danos causados pelo sol. E também foi comprovado que ela melhora a estrutura e firmeza da pele, e para uniformizar o tom da pele.

Se você realmente quer manter sua pele jovem, comece com o essencial. Você provavelmente já ouviu este conselho antes, mas que é importante:
Evite o sol
Usar protetor solar
Usar roupa protetora do sol
Não fume
Use hidratante